quarta-feira, 24 de abril de 2013

Movimento e velocidade na dromologia de Paul Virilio - Esboço de resumo para um texto a escrever ou a não escrever









Movimento e velocidade na dromologia de Paul Virilio (Título susceptível de ser ligeiramente modificado) - Esboço de resumo para um texto a escrever ou a não escrever.

 “Não transparência, mas trans-aparência: aparência instantaneamente transmitida à distância pela virtude do tempo real (Paul Virilio: http://www.youtube.com/watch?v=yQ-M38oW1nQ&feature=related ).” É a partir deste passo de Paul Virilio sobre a ‘dromologia’ no contexto das novas tecnologias e seus dispositivos actuais que o nosso breve estudo se irá fazer. Ora, nessa frase, subverte-se, não de maneira redutora nem simetricamente oposta, o chamado princípio de não-contradição (também chamado de "contradição") de Aristóteles, que poderá enunciar-se: “uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo e sobre o mesmo aspecto” (Metafísica, 1005 b,19). Pois, segundo a citação acima de Paul Virilio, uma "coisa", na sua estranha ubiquidade - ou quase ubiquidade - é e não é ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto (aparência). Ela afirma-se, re-afirma-se, mas, ao mesmo tempo, nega-se, re-nega-se, porque em dois lugares ao mesmo tempo (instantaneamente). 
Trata-se de tentar questionar, à luz da obra deste autor, não prescindindo porventura de outros - em termos de espaço e de tempo, de lugar e de momento, de velocidade e de movimento -, as implicações, nos nossos dias, que este ‘efeito de real’ do ‘em tempo real’ exerce na nossa percepção e compreensão e pensamento do Mundo.

Nota: este resumo será brevemente trabalhado e desenvolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário