quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Curriculum laboral - Luís de Barreiros Tavares - alguns elementos



Empregado de balcão em loja de candeeiros na Leal & Leal Ltd (1984)

Figuração para televisão e cinema. P.ex.: série alemã e para o filme "Ossos" de Pedro Costa.

Assistente de fisioterapia com estágio de preparação na clínica Climérea (1993) durante um ano.

Vigilante (Prossegur, 1993).

Planeta D'Agostini (1994).

Entrevistador para várias empresas e instituições.
Entre outras empresas:

Euroexpansão (1985).
Intercampus. Inquérito junto dos utentes do passe social na grande Lisboa e Amadora (1996)
Ceso IeD, Investigação e desenvolvimento, crl: inquérito sobre as condições sócio-urbanísticas de Lisboa em colaboração com a C.M.L. coordenado pelo Dr. Augusto Mateus (futuro ministro da economia do governo de Guterres- 95)
Ceso IeD: colheita de preços em supermercados de Lisboa e na linha do e Estoril durante dois anos e meio (1994/5). Trabalho encomendado pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor.
Inquéritos a gerentes de supermercados. Trabalho encomendado pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor.
Inquéritos a outros bairros camarários.
Membro da equipa de campo de um estudo sobre o mercado de sub-aluguer de casas. Trabalho encomendado pelo Instituto nacional da Habitação.
CIES/ISCTE (centro de investigação e estudos de sociologia: sondagem ao bairro Olival de Fora (Vialonga), projecto apoiado pela União Europeia com a C.M.V.F.Xira (Julho 97) (coordenação pelo prof. Paquete de Oliveira).
Outros inquéritos:
Tauromaquia.
Racismo.

Breve estágio na Biblioteca do Instituto Geológico Mineiro. Organização e redistribuição de livros (1994).
Explicações de Filosofia (1995).

Empregado na Montoya e Amorim Lda. Distribuição in loco de materiais de canalização de construção civil para o centro comercial Colombo, Expo98 (Pavilhão de Portugal, de Siza Vieira) e Gare do Oriente (de Calatrava - 1997).

Deu explicações de Filosofia em 1998.

Aluguer de quartos em Lisboa desde 1984 até 1999 com alguns anos de interrupção a trabalhadores (p.ex., construção civil), estudantes, imigrantes, professores e estudantes universitários (Brasil) em estágio de doutoramento.
Gerir e acolher também é trabalho.

Banca de objectos usados e outros na feira da ladra desde 1996-7 até Dezembro de 2009 (legalizada a partir de 1999 com a CML). Terças e Sábados. Desde relógios, óculos, até livros, e aos objectos mais heteróclitos... Tendo vendido juntamente com um colega edições realizadas por este desde autores como René Guénon, Agostinho da Silva, até Fernando Pessoa. Deste último venderam-se várias dezenas, se não centenas, de exemplares a turistas de todos os pontos do globo bem como a muitos portugueses. Numa  fase anterior (1997) foi espancado numa sala (que não chagava a 2m quad., por cercade 4 ou cinco agentes) de uma esquadra da polícia para lhe ser extorquido o nome do fornecedor de quatro pacotes de tabaco de contrabando. Não revelou, simulando um quase desfalecimento - muito embora as violências física e psíquica fossem muito grandes - de modo a assustar os guardas (tem que se ter alguma astúcia...). Tinha-lhe sido dito por este que não havia problema quanto àquela marca de tabaco. Por isso, mantiveram-se os pacotes expostos mesmo com o conhecimento da passagem dos agentes que simularam surpreendê-lo. Tudo isto para chegarem ao grande fornecedor. Um caso que o levou no entanto a tribunal.

Em 2004 recebe microcrédito para melhorar a banca vendendo relógios de colecção e servindo de mediador entre coleccionadores. Este crédito garantiu mais experiência negocial mas resultou somente durante cerca de 2 anos. Contudo, permitiu-lhe reingressar na Universidade com os custos que comporta (propinas. p.ex.) e concluir a Licenciatura em Filosofia.

Leccionou iniciação ao Português a estrangeiros (estudantes e professores) num curso intensivo (4 horas/dia) durante o mês de Agosto de 2011.

Desde 2010, algumas centenas gravações vídeo, nem sempre remuneradas - Colóquios, seminários, conferências, entrevistas, aulas, etc. divulgados na página Lekton da Universidade de Évora e publicados na página pessoal no Youtube: https://www.youtube.com/user/Luis88571 
Bem como na página Youtube do MIL (Movimento Internacional Lusófono)



Curriculum de artes plásticas: http://texturizacoes.blogspot.pt/

Alguns outros elementos. Com idade ainda menor (cerca de 14anos) chegou a dormir num vão de escada por força das circunstâncias, sem qualquer outro recurso na altura.
Muito mais tarde, num longo período muito difícil a nivel financeiro (entre meados e finais dos anos 90), alimentou-se nos serviços de rua prestados por associações de apoio a sem-abrigo e a pessoas carenciadas. Os locais de distribuição de alimentos eram, entre outros, Estação de Santa Apolónia, Portas de Santo Antão ao Rossio, Martin Moniz, Avenida Almirante Reis...

Texto em revisão...

Sem comentários:

Enviar um comentário