domingo, 22 de janeiro de 2017

Edgar P. Jacobs, Blake and Mortimer – As 3 fórmulas do Prof. Sato (1ª ed. 1970) - excerto







Edgar P. Jacobs, Blake and Mortimer – As 3 fórmulas do Prof. Sato (1ª ed. 1970) 

Narrador: À voz de Sato, o andróide deteve-se de imediato…

Professor Sato: Muito bem… saia!...

OZU (andróide): OZU está às ordens do Sensei…

Narrador: Em seguida, depois de uma profunda vénia, desaparece…

Mortimer: By jove, isto é magia!!...

Prof. Sato: Não, é uma judiciosa combinação de electrónica, química e física…
Das minhas realizações, Ozu é aquela em que dominei completamente os problemas do movimento muscular. Nos outros andróides mais complexos, dediquei-me sobretudo à delicada regulação do cérebro artificial. Por último, para resolver a questão do voo comandado, contruí… um RYU [ver nota em baixo]…

Mortimer: Um Ryu?... Mas então, o Ryu de Hanéda era…

Prof. Sato: Infelizmente, sim! Era o protótipo em questão, do qual temos aqui uma fotografia…
Narrador: E no écran do laboratório surge repentinamente uma estranha forma
Prof. Sato: Subtilmente articulado o aparelho em voo tinha realmente o aspecto do monstro fabuloso das nossas lendas.

Mortimer: Acredito que sim.

Prof. Sato: Na própria noite da catástrofe, tinha procedido sobre a baía a uma série de ensaios plenamente conseguidos. Quando deixei o laboratório, o “dragão” estava estacionado, asas recolhidas, na conduta de lançamento, trancada…
Mas observe este plano. À esquerda, a consola de comando que controla todas as manobras. Lançamento, comando por rádio, etc. Depois, a seguir à linha de partenogénese electrónica e à câmara de ensaios, a referida conduta, que dá, através de uma porta camuflada para a baía de Sagami. Tudo isto era protegido por um dispositivo de segurança com módulos electrónicos.

Mortimer: Então como é que Ryu pôde escapar-se?

Prof. Sato: Aparentemente, a queda acidental de uma válvula de ventilação em cima de dois bornes terá feito um curto-circuito no sistema de arranque…

dragão japonês (日本の竜nihon-no-ryū?) ou dragão (ryū?) é uma criatura legendária de atributos físicos similares aos dos dragões chineses e coreanos. O ryū provém da China e é uma das quatro bestas divinas da mitologia japonesa. Frequentemente são emblemas de imperadores ou heróis, mas sobretudo representam a sabedoria, ao contrário dos dragões chineses, mais conhecido como "Lung". Sua aparência é muito diferente aos chineses: têm corpo de serpente, cabeça de crocodilo, escamas de lagarto, chifres de cervo, olhos de gato, nariz de salamandra, garras de águia, patas de lagarto, juba de leão e bigodes de bagre.
Na série Pokémon, os dragões (tais como Dragonair ou Rayquaza) são diversos tipos de dragão.





Sem comentários:

Enviar um comentário